Código: | CS20017 | ||||||||||||||||||||||||||
Sigla: | TECS | ||||||||||||||||||||||||||
Secção/Departamento: | Ciências da Comunicação e da Linguagem | ||||||||||||||||||||||||||
Semestre/Trimestre: | 1º Semestre | ||||||||||||||||||||||||||
Cursos: |
|
||||||||||||||||||||||||||
Nº de semanas letivas: | 15 | ||||||||||||||||||||||||||
Carga horária: |
|
||||||||||||||||||||||||||
Responsável: |
Ricardo Jorge Melo Nunes |
||||||||||||||||||||||||||
Corpo docente: |
Carlos Rozendo Barreto Xavier |
Português
Dotar os estudantes de conhecimentos básicos sobre o fenómeno do som, sua origem, propagação, captação e
edição.
Habilitar os alunos a efetuar trabalhos em áudio, dominando os equipamentos essenciais para que possam
utilizar esses conhecimentos nas múltiplas áreas do audiovisual.
Desenvolver as capacidades de escuta crítica e de sensibilidade estética e técnica, para a efetiva utilização de
uma “escuta inteligente”.
Conhecer e interpretar os fenómenos físicos e sensoriais relacionados com o som.
Conhecer e dominar o funcionamento de equipamentos e as técnicas de recolha, gravação e edição de som.
Desenvolver capacidade crítica e sensibilidade estética.
O som
origem e representação gráfica
Propriedades e características
frequência, intensidade, timbre e propagação
Natureza subjetiva do som
escuta inteligente e educação auditiva
Captação de som
tipos de microfone, colocação e manuseamento
colocação de voz e educação auditiva
Gravação e reprodução
analógico e digital, mono e estéreo, relações de nível
Manuseamento do som
edição, digitalização e mistura: fade in, fade out, equilíbrio estético
Sonoplastia
edição musical, ambientes e efeitos especiais, masterização
Realização de trabalhos práticos
captação, edição e sonorização
Método expositivoparticipativo para as noções teóricas. Escuta crítica e elaboração de trabalhos práticos em
estúdio, com manuseamento dos equipamentos disponíveis.
Elaboração de um trabalho em sistema de duplas de alunos com base na construção de uma narrativa de um
minuto com recurso a sons captados pelos próprios.
Elaboração de um trabalho de perfil informativo com um minuto de duração, com recurso à utilização de texto e
sonorização musical.
Elaboração de um trabalho de perfil promocional com vinte segundos de duração, com recurso à utilização de
texto e sonorização musical.
Avaliação continua através da participação nas sessões e atividades propostas, complementada com a
realização de um teste escrito.
Teste escrito – 50%
Trabalhos – 40%
Participação – 10%
Bibliografia:
FONSECA, Nuno (2007), Introdução à Engenharia de Som, FCA, Lisboa
HENRIQUE, Luís L. (2002), Acústica Musical, Gulbenkian, Lisboa
JORGE, Eduardo (2001), Som ao Vivo, Noções Elementares, Plátano, Lisboa
Tutoriais BIT(2009), Imagem e Som, FCA, Lisboa
|